ERP

SUA EMPRESA PRECISA DE UM SISTEMA E.R.P.?

Muitas vezes escuto comentários de empresários sobre sistema ERP (e algumas vezes usando incorretamente SAP (1) como sinônimo), mas percebo que na realidade os mesmos não têm uma noção clara sobre o que isso significa e que benefícios um sistema assim deve e pode trazer.
A propaganda em geral desses sistemas também não visam esclarecer essas duvidas, apenas criam uma expectativa comercial sobre o tema.
A sigla ERP vem do inglês para Enterprise Resource Planning, que traduzido seria algo como Planejamento de Recursos Empresariais, que também não diz muita coisa na prática, ou seja, é apenas um conceito, e por isso mesmo dá margem a uma grande gama de interpretações. É comum muitas empresas acreditarem que possuem um sistema de ERP quando na pratica possuem um sistema de faturamento, financeiro, compras, etc., mesmo tendo certo grau de integração. Para efeito de maior clareza, é interessante comparar uma empresa com um Avião. O sistema “ERP” seria como o programa de piloto automático. Esse programa utiliza as informações que coleta de vários equipamentos (altura, velocidade, vento, GPS, etc.) e processa essas informações para conduzir a aeronave de forma segura e economicamente mais viável, outra função importante é informar ao comandante qualquer situação que possa colocar em risco o vôo, e caso esteja preparado pode até tomar decisões a fim de bloquear ou minimizar esses riscos. Da mesma maneira um sistema ERP deve coletar informações dos diversos outros módulos (vendas, estoque, financeiro, produção, fiscal, contábil, etc.) e processar essas informações a fim de permitir uma operação eficiente e segura. Observe que o piloto automático não decide para aonde deve ir, função esta do comandante.

Numa empresa temos a diretoria tomando essa decisão, mas uma vez determinado um rumo o sistema ERP tem a função de tornar isso viável operacionalmente e avisar (e em alguns casos bloquear/corrigir) quando alguma situação estiver fora dos parâmetros pré-estabelecidos (ex: margem contribuição baixa, fluxo negativo, curva de desempenho abaixo do esperado, atrasos de processos/vendas, simular empenho e custos futuros, etc.). Existem muitos aviões que não possuem piloto automático e conseguem voar, porém isso gera um risco e limita essas aeronaves em vários aspectos: não podem realizar vôos longos, não podem voar em situações de restrição (ex: neblina), normalmente são aviões mais lentos que não conseguem altitude suficiente para tornar o vôo mais econômico.

Analogamente a mesma situação ocorre numa empresa, se você não possuir um sistema de planejamento e apoio a decisão eficiente, seguro, integrado, o seu crescimento estará limitado e terá um custo administrativo proporcional muito mais alto que empresas de grande porte, ficando difícil ter uma lucratividade compatível e real.
Apesar de um sistema ERP trazer muito benefícios, isto só ocorrerá se sua empresa tiver:

  • um sistema de ERP adequado a seu perfil de empresa;
  • usuários bem treinados;
  • suporte adequado para utilizá-lo corretamente e
  • um engajamento da diretoria em todo o projeto de implantação.

Caso isso não ocorra, será como na aviação, e nós sabemos as conseqüências que ocorrem quando um comandante e/ou o sistema de segurança do avião falha. Então a decisão de ter um verdadeiro sistema de ERP é sua.
Como proprietário e comandante da empresa, só restarão saber qual altura, velocidade e destino que você desejará para sua nave.
(1) SAP = Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung (idioma alemão,) é o mesmo nome da Empresa Alemã que o criou.

Em português: Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.

Rubens Abreu

Início Voltar

Contato

Av. Marcelo Stefany, 401
Jd do Lago - Bragança Pta - SP
CEP: 12900-000

Fones: (11)99984-3917
  (11) 4032-8947
Email: contato@nbits.com.br
  nbits@nbits.com.br

Suporte

Horário de atendimento:
Seg à Sex : das 8:00h às 17:00hs

Acesso ao Sistema

Usuário:

Senha: